“Fortunato Poeira” traz várias reflexões sobre memória, a humanidade e as disputas invisíveis de um homem comum em um futuro possível
Anna Martino, escritora e editora, lança novo livro “Fortunato Poeira”, pela editora Aboio, que conta a história de um “trecheiro” — um homem que vive entre a Terra e a comunidade Bertha Lutz, em uma lua agrícola, fazendo trabalhos braçais para sobreviver e que acaba morrendo e causa muitas confusões por causa disso. A obra é uma mistura de novela das 21h e ficção científica e está inicialmente à venda pela plataforma Benfeitoria, que funciona como campanha de financiamento, com diversas modalidades de compra. O livro será entregue aos leitores após o período da campanha e da impressão.
A morte de “Fortunato Poeira” causa uma verdadeira confusão, isso porque quando seu amigo Antônio, fazendeiro em Bertha Lutz, se encarrega de preparar seu funeral, descobre que a burocracia não permite a cremação sem que os familiares do falecido sejam avisados. Então Antônio, o narrador, e seus colegas começam a procurar pelos familiares de Fortunato e acabam entrando em uma árida disputa não só pelo funeral, mas pela memória e narrativa da vida do trecheiro. A obra trabalha muito o conceito “found family”, que seria a família que a gente encontra, levantando questionamentos sobre o significado do que realmente é uma família.
Alguns creators literários receberam o arquivo do livro antecipado para fazerem conteúdo e deram suas opiniões sobre a obra. “O livro nos mostra tantas camadas e nos proporciona tantos questionamentos… Quanto vale viver o seu sonho? E como a vida das pessoas ao seu redor pode ser afetada pelas suas escolhas?”, questionou em uma resenha sobre a obra a creator Mara Santos, mais conhecida como “Maroca”, em seu perfil @leiturasdamaroca. “Fui totalmente tocada pelas palavras da autora e fiquei querendo saber muito mais dessa composição política e social que afetou a vida de tantas pessoas”, completou.
Anna Martino está empenhada em conseguir apoiadores para a campanha e levar “Fortunato Poeira” para o máximo de pessoas possíveis. A autora criou outras recompensas para além das feitas pela editora, e que são “liberadas” cada vez que uma etapa da meta é alcançada, como adesivos e pôsteres. Você pode ver os detalhes aqui. “Esta é uma história que usa elementos fantásticos para trabalhar o sentimento que une toda a humanidade: a perda de alguém querido. Tenho certeza que mesmo uma pessoa que acha que não gosta de ficção especulativa vai se emocionar com 'Fortunato Poeira'", explica a autora.
Os interessados podem saber mais sobre Anna Martino e “Fortunato Poeira” pelo Instagram oficial da autora.
Sobre a escritora “Anna Martino”:
Anna Martino nasceu em 1981. Seus trabalhos já foram interpretados na Radio BBC World e publicados em revistas e coletâneas em inglês e em português, com destaque para Senhor tempo bom (Plutão, 2020) e Prosérpina (Noveletter, 2023). Vive em São Paulo. Fortunato Poeira é seu primeiro livro pela Editora Cachalote.
Sobre “Fortunato Poeira”
Fortunato Poeira, o protagonista ausente deste romance, é um “trecheiro” — um homem que vive entre a Terra e a comunidade Bertha Lutz, em uma lua agrícola, fazendo trabalhos braçais para sobreviver. Quando ele morre, seu amigo Antônio, fazendeiro em Bertha Lutz, encarrega-se de preparar seu funeral. O problema é que a burocracia não permite que a cremação aconteça antes que os familiares do falecido sejam avisados. E é quando Antônio, o narrador, e seus colegas se põem a buscar esses familiares que o verdadeiro drama da vida de Fortunato se desenha — e começa uma árida disputa não só pelo funeral, mas pela memória e narrativa da vida do trecheiro.
A estreia de Anna Martino na Cachalote é uma dessas obras sempre bem-vindas que escapam das amarras do gênero. O universo da ficção científica é apenas o pano de fundo de uma história que vai muito além da descrição de utopias, distopias e afins. É mais um dado da realidade da narrativa. E como toda boa obra do gênero, fala mais sobre a experiência humana do que sobre traquitanas tecnológicas. Mais do que um livro sobre um futuro imaginário, Fortunato Poeira é um romance sobre um futuro possível que carrega as angústias e os anseios do presente. E, acima de tudo, uma boa história contada em um texto ágil, esperto e bem-humorado.
Detalhes da edição
Páginas 104
Formato 14x21cm
Gênero Romance
Edição Camilo Gomide
Projeto gráfico Leopoldo Cavalcante
Capa Luísa Machado
Revisão Marcela Roldão
Onde comprar: https://benfeitoria.com/
Detalhes sobre a campanha:
https://annamartino.com/Revisão e Edição Finalizadas
Diagramação Finalizado
Impressão Janeiro de 2025
Envio: Janeiro de 2025
Envio para livrarias e vendas online: Janeiro, depois que todas as apoiadoras e apoiadores receberem o livro.
0 comments: