terça-feira, 23 de abril de 2024

Quadrinhos Brasileiros em Destaque na FILBO

 

Oldie, nerd, quadrinhos, FILBO, Autores, quadrinista,

Texto de divulgação via Brasil em Quadrinhos (brasilemquadrinhos@gmail.com)

Quadrinho brasileiro é destaque na Feira Internacional do Livro de Bogotá

O Brasil é o país homenageado da 36ª edição do evento colombiano, que tem como tema “Ler a Natureza”.

Gabriela Gullich

Sete quadrinistas brasileiros estão de malas prontas para representar as histórias em quadrinhos nacionais na 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). O evento, que ocorre na capital colombiana entre os dias 17 de abril e 2 de maio, tem o Brasil como convidado de honra, seguindo a tradição de destacar as nações que desempenham um papel relevante no panorama literário mundial.

O pavilhão dedicado ao Brasil promete uma imersão nas páginas de autores consagrados e emergentes, a fim de compreender a complexidade de um país através das suas palavras e imagens. A presença do país na FILBo dialoga sobre esse encontro entre cultura e natureza em uma existência única, com o poder de começar conversas ancestrais e contemporâneas sobre assuntos urgentes.

Gabriel Goes

A delegação brasileira conta com 30 autores e artistas de música e performance, visando apresentar um recorte da diversidade artística encontrada em um país de dimensões continentais. Entre estes, estão os sete quadrinistas que deram vida a histórias que ajudam a conhecer melhor o Brasil, são eles: André Miranda e Gabriel Góes (Mapinguari), Gabriela Güllich (São Francisco), Jefferson Costa (Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias), Juliana Russo (Do fim ao começo), Marcello Quintanilha (Luzes de Niterói) e Rafael Coutinho (O Beijo Adolescente). 

Juliana Russo

O evento, que ocorre anualmente, é recebido de forma calorosa pela Colômbia, envolvendo múltiplas instituições, livrarias e iniciativas culturais. Rafael Coutinho, um dos artistas integrantes da delegação brasileira, comenta sobre as expectativas: “É uma honra muito grande poder celebrar a cultura, a arte e o quadrinho depois de tudo que o Brasil passou nos últimos anos. A FILBo é um movimento central em Bogotá que conecta a cidade para além do literário. É muito bonito que essa aproximação entre os dois países aconteça, pois nós temos mais em comum do que parece e podemos aprender muito com essa troca de experiências”, ressalta o quadrinista.

Marcelo Quintanilha 

Dentro da programação da FILBo, os artistas convidados apresentarão suas obras, participarão de bate-papos, oficinas, exposições e sessões de autógrafos. Além disso, o pavilhão brasileiro contará com uma ampla biblioteca repleta de obras de autores de diversas procedências e perspectivas estéticas.

Jefferson Costa 

A quadrinista Gabriela Güllich considera o programa Brasil em Quadrinhos um incentivo à produção da nona arte. “Muitas vezes a gente precisa se virar em dez para conseguir levar os livros em feiras e participar de eventos. O Programa Brasil em Quadrinhos facilita isso não só em termos de logística, como também de valorização do artista enquanto profissional. É mostrar que os autores brasileiros têm muito potencial quando você acredita neles”. A cuiabana destaca que ações como essa promovem intercâmbios culturais que fortalecem a produção em ambos os países.

Rafael Coutinho 

A participação dos quadrinistas faz parte das ações do programa Brasil em Quadrinhos, uma iniciativa do Instituto Guimarães Rosa (unidade do Ministério das Relações Exteriores responsável pela diplomacia cultural brasileira) em parceria com a Bienal de Quadrinhos, que visa internacionalizar as fronteiras do quadrinho brasileiro.

André Miranda 

Igor Trabuco, chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores, destaca a importância do programa: "Ao promover o quadrinho brasileiro no exterior, estamos mostrando ao mundo a nossa cultura e a nossa história, além de estimular o interesse e a curiosidade em relação ao Brasil. Isso pode gerar novas oportunidades de negócios e parcerias em diversas áreas, como na indústria editorial, cinematográfica e de entretenimento. Além de ser uma forma importante de promover nossa diversidade cultural e fortalecer as relações diplomáticas do Brasil com outros países."

Deste modo, o Brasil se apresenta na FILBo 2024 como país homenageado, celebrando não só a riqueza de sua produção literária e bibliodiversidade, como também a relação íntima entre cultura, natureza e as expressões artísticas que dela surgem. O tema “Ler a Natureza” ressoa como um convite a mergulharmos profundamente na cultura brasileira, levando-nos a pensar na relação com o mundo que só a literatura e a natureza podem nos possibilitar.

Brasil em Quadrinhos

A promoção internacional de artistas e autores brasileiros é um dos eixos estruturantes da diplomacia cultural brasileira. Através do Programa Brasil em Quadrinhos, busca-se destacar a importância da linguagem das histórias em quadrinhos como referência dos aspectos da cultura brasileira e também como ferramenta auxiliar no ensino da língua portuguesa nos Centros Culturais do Brasil - Instituto Guimarães Rosa.

Desenvolvido em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o programa promove essa importante vertente da economia criativa brasileira junto a eventos e festivais internacionais de HQ, editores, produtores e o público das histórias em quadrinhos no mundo.



0 comments: