Feito por Henrique Resende
Alguns dos segredos que explicam tanto sucesso das Séries Procedurais se encontram na comoção e empatia do público, que forma um verdadeiro laço com o show, estes, geralmente se desenvolvem no fortalecimento de seus personagens centrais, na criação da impressão de familiaridade e comunidade com os personagens secundários, nas histórias de amor que levam um tempo significante para realmente engrenar entre os protagonistas, mesmo que a química entre os personagens saia pelos poros, crimes e criminosos peculiares e interessantes, casos médicos antes impossíveis de serem curados, mas que naquele determinado hospital e/ou equipe são solucionados, casos jurídicos com dualidade ética, enfim, entre tantas outras fórmulas que seguem dando certo ao atrair, justamente por serem simples de digerir.
Bones é o um dos melhores exemplos de proceduralidade, nem sei se essa palavra existe mas há de se entender o que quis dizer aliás entender o que os personagens de Bones falam em alguns momento também causa muitas duvidas sobre os expectadores da trama, uma das melhores qualidades da série é que todo episódio tem um novo caso para a Drª Brennan e seus companheiros do Jeffersonian.
Outra série que traz a proceduralidade como característica é House, a série médica que traz todos os problemas do Dr.House um calmo e feliz médico certo? Errado a maneira em que coloca o jeito em que o Doutor trata seus pacientes com total indiferença em seus problemas que o levaram até lá se limitando exclusivamente aos problemas médicos que afetam seus pacientes, e é exatamente neste quesito que podemos verificar a proceduralidade já que todo episódio temos pacientes novos com problemas novos.
Falando uma ultima série que você pode acompanhar no horário de almoço com tranquilidade é Friends em que você vê que cada episódio tem um trama especifica de cada personagem e mesmo que você não saiba como estão os personagens nas suas vidas se estão solteiros ou não , empregados ou não, ou seja o timing da série se mantém durante todas as temporadas e seus episódios do inicio ao fim.
Mas e você? Concorda, neste ultimo caso? se está faltando algumas séries muito boas que podem ser consideradas procedurais aguarde pois teremos uma parte 2 deste tema.
0 comments: